idade
Iôga para a terceira idade: Como a prática de iôga pode aumentar a mobilidade, equilíbrio e saúde dos mais velhos

Na sabedoria popular- diz se que o envelhecimento é um privilégio que muitos não terão o direito de ter. No entanto, pode ser um desafio reconhecer graciosamente as muitas mudanças que acompanham um aumento da idade, especialmente as mudanças que são invisíveis a olho nu para as pessoas que convivem com a gente mas são impossíveis de serem ignoradas, como rigidez, dores no corpo e mais dificuldade em se movimentar e exercitar. O inevitável processo de envelhecimento afeta cada um de nós de várias maneiras, mas o movimento regular, incluindo a prática da ioga, pode ajudar a retardar os efeitos do tempo. A boa notícia é que não importa de onde você está começando ou em que idade você começa.

O Yoga auxilia na criação de novas conexões neurais, o que influencia diretamente na nossa capacidade cognitiva. Essa característica do iôga é extremamente efetiva contra a perda cognitiva que temos naturalmente com o tempo. Estudos utilizando imagens cerebrais sugerem que a prática regular de iôga influencia consideravelmente nesse declínio, permitindo que mantenhamos nossa lucidez até as idades mais avançadas. Com uma rotina saudável e a prática diária do iôga podemos manter nossa lucidez até idades muito avançadas, até mesmo quando o corpo já está dando muitos sinais de cansaço.

Yoga auxilia

A prática de ioga pode ajudar a evitar e combater doenças comuns da velhice, como a Artrite, Osteoporose, Problemas como hérnia de disco, dores crônicas, principalmente na coluna, tendinite, circulação, respiração… Os benefícios são tantos que fica difícil descrever cada um deles. É difícil encontrar uma atividade tão acessível que traz tantos benefícios quanto o iôga.

Além de todos os benefícios para a saúde fragilizada do idoso, o ioga também auxilia num inimigo invisível da terceira idade – depressão e saúde mental em declínio. Apenas os melhores de nós conseguem aceitar a mortalidade de nosso corpo e aliado a mudanças na rotina como aposentadoria e morte de amigos de longa data ou até mesmo cônjuge, idosos estão muito vulneráveis na questão da saúde mental. O iôga traz benefícios comprovados e ensina técnicas para lidar melhor com esses sentimentos e manter a nossa mente ativa, até mesmo durante a aposentadoria.

Conclusão

O Iôga realmente traz muitos benefícios para nossas vidas, porém esses benefícios são ainda mais aparentes para os idosos que estão mais fragilizados. Além disso, é uma atividade acessível e que também pode ser bastante social. Incorpore o iôga na sua rotina e melhore o seu bem-estar!